segunda-feira, 30 de abril de 2012

Um briefing bem feito: um trabalho bem feito

Por Fredh Hoss   Postado As  4/30/2012 03:32:00 PM   Sem Comentários

Um briefing bem feito: um trabalho bem feito
Por Vetores e Pixels
Briefing é um conjunto de dados coletados de um cliente antes de iniciar um projeto, desenvolvido durante uma reunião (que é chamado de briefing também, pra evitar confusão, vou logo explicando que tanto a reunião quanto o documento resultante tem esse nome).
Todo o conteúdo discutido deve ser registrado num documento, cópias ficam tanto com a equipe de design quanto com o cliente, para não haver discussões sobre o caminhar do projeto, já que todo o combinado vai estar registrado oficialmente. Ou seja, do briefing (reunião) se resulta o briefing (documento).
Por que o Briefing?
O briefing é o ponto de partida para qualquer projeto de design, pois permite que o profissional conheça detalhes do projeto e do cliente antes de iniciar. Um briefing bem elaborado vai acompanhar o projeto do inicio até sua conclusão, e é muito importante que aconteça assim, para que o projeto permaneça conciso e seguindo seu objetivo. Num primeiro momento, serve também para a definição de um orçamento.
Como elaborar um bom briefing
Lembrando que os  briefings devem ser elaborados de acordo com cada pessoa/empresa e que todos os tópicos são fléxiveis, podem ser modificados de acordo com a necessidade. Algumas pessoas/empresas contam com um tipo de briefing para cada cliente, além de que dependendo da área o briefing pode variar.
Um briefing bem elaborado geralmente conta com alguns tópicos principais:
  1. Objetivo do projeto
  2. Contexto
  3. Escopo
  4. Orçamentos e prazos
  5. Informações complementares
Objetivo do Projeto
Todo projeto de design precisa de um objetivo, uma meta, para ser caracterizado desta forma. Nesse tópico são abordadas as metas finais que devem ser alcançadas e as necessidades que iniciaram a procura do serviço de design. O profissional precisa descobrir (e as vezes fazer o cliente descobrir) a necessidade do cliente, se ele precisa daquele serviço, de que forma e de que modo.
Contexto
Nesta parte ficam contidas informação sobre o contexto que o projeto deve estar inserido. Informações como público alvo, alcance, mercado, concorrência e similares devem estar nesse tópico.
Para que o projeto esteja inserido de forma coerente, seguir o contexto contido no briefing é fundamental, mesmo se a meta for fugir do contexto atual.
Escopo
Basicamente aqui você entende a "profundidade" do projeto, ou seja qual o tamanho e a complexidade exigida deste projeto.
Orçamentos e prazos
Importante neste tópico é não confundir orçamento disponível com o quanto você vai receber pelo projeto, digo isso porque já vi muita gente confundindo isso, e quando o assunto é dinheiro, todo cliente já fica com um pé atrás, por isso é importante o profissional ser claro. Orçamento disponível, apesar de não parecer importante, vai definir muito do projeto, principalmente até onde esse projeto pode chegar sem prejuízo para nenhuma das partes.
Outra coisa que não pode deixar de ser citado são os prazos, tanto para quem oferece o serviço quanto para o cliente. O que existe muito são clientes que não tem noção de tempo, acham que tudo pode ser feito muito rápido e muito simples.
Todos os prazos devem ser conversados e concluídos na reunião do briefing, levando em conta os tempos de finalização de cada etapa do projeto, prazos que o cliente tem e o quão flexível eles são.
Informações complementares
Tudo que não coube nos outros tópicos cabe aqui: informações como trabalhos anteriores na mesma área, informações técnicas (legislação e regulamentações), detalhes de produção e todo o resto.
Como tratar o briefing
Agora, como o briefing deve acompanhar o projeto? O ideal é que ele seja arquivado para consulta durante o projeto, no entanto, muita gente trabalha vendo o briefing apenas no início de projeto, e pode funcionar.
Há a questão de como o cliente deve preencher o briefing, se deve ser como questionário pra que ele responda e envie de volta, ou se deve ser elaborado em conjunto em uma reunião. Eu acredito que muitos detalhes não podem ser respondidos só pelo cliente, existe muita coisa a ser acordada, por isso uma reunião é a melhor pedida.
Um bom briefing define um projeto melhor
O briefing é um documento fundamental que deve acompanhar o projeto, por isso, tentem definir o melhor briefing possível, faça anotações desde o início dele e sobre ele.
Mtéria originalmente publicadda em Posted: 22 Apr 2012 06:00 PM PDT http://vetoresepixels.com.br/um-briefing-bem-feito-um-trabalho-bem-feito/ 


0 comentários:

Comente essa ínformação.

Voltar ao topo ↑
© 1999 HV7 Cerimonial E Treinamento Todos os direitos reservados - Desenvolvido Por - Fredh Hoss
- Política de Privacidade - Termos de Uso - FAQ -
Utilizamos cookies para melhorar o nosso site ao continuar navegando concorda com sua utilização. Clique - AQUI - para ver o que procura.