terça-feira, 27 de maio de 2014

Comparação entre o Terno Tradicional e o Terno Slim Fit

Por Val Lima   Postado As  5/27/2014 06:59:00 PM   Terno

O terno da foto  acima é tradicional ou trata-se de um slim fit? Esta pergunta está cada dia mais difícil de ser respondida, pois as roupas estão ficando cada vez mais “enxutas” e o que era justo há sete ou oito anos, agora é considerado folgado! Mas não pense que estamos falando de uma silhueta exageradamente colada ao corpo, quando tratamos de moda masculina, não há tendência que vença a elegância

Como diferenciar um terno tradicional de um slim fit?

Na imagem abaixo marcamos todas as diferenças entre os caimentos:

Na minha opinião, a característica mais fácil de ser notada é a largura da lapela, a diferença dela nos dois cortes é bem aparente e resume perfeitamente este comparativo a 3 palavras: quantidade de tecido. No terno tradicional existe sempre alguma sobra, principalmente na manga, na cintura e na calça, dando um pouco mais de liberdade de movimentos, enquanto o slim fit tem uma silhueta mais seca, com a manga mais acertada, a cintura levemente marcada e a calça com menos tecido sobrando. Outra diferença do terno slim, é que em alguns casos ele pode ter um paletó cropped, isso significa que a peça pode ser ligeiramente mais curta do que o tradicional, mas não se trata de uma regra, sendo mais comum encontrar a medida normal, indo até o início das pernas, cobrindo todo o quadril.

Qual usar?

Já dissemos aqui e não custa repetir: o terno tradicional cai bem em qualquer um, mas tem um ar sóbrio e conservador, mesmo os modelos mais recentes que sofreram uma enxugada e estão muito mais justos, basta assistir a um filme dos anos 90 para notar isso, os costumes eram enormes se comparados aos de hoje em dia, ainda assim, quem gosta de roupas mais clássicas ou está acima do peso provavelmente vai optar por este corte. O terno slim fit tem um estilo bem jovem e contemporâneo, mas, justamente por isso, pode não agradar aos que preferem os clássicos e são perigosos para os gordinhos, pois marcam o corpo demais, fazendo parecer que a pessoa está embalada a vácuo. No caminho contrário vem os muito magros que encontraram no modelo uma salvação para o excesso de tecido, mangas largas e calças sobrando, típicos de quem não tem muita massa para preencher o traje social.

Posso ter os dois?

Pode, desde que eles se adequem a seu tipo de corpo, mas lembre-se que para tanto você deve saber que o terno tradicional pede camisas de colarinho largo e gravatas idem, enquanto o costume slim fit fica melhor com gravatas skinny e camisas com colarinhos menores. Falaremos sobre isso detalhadamente em outro post, mais adiante.

Uma última dica

Se você estiver procurando por um terno específico em uma loja, mas não consegue discernir os dois modelos, pegue uma gravata tradicional, se o tamanho da parte mais larga dela for o mesmo da lapela do terno, você tem um costume clássico em mãos, se for maior, não tem erro, é slim fit! É fácil e mais confiável do que perguntar para os vendedores e atendentes, as vezes até eles se confundem.
fonte: Canal Masculino por Ricardo Terrazo Junior 

Voltar ao topo ↑
© 1999 HV7 Cerimonial E Treinamento Todos os direitos reservados - Desenvolvido Por - Fredh Hoss
- Política de Privacidade - Termos de Uso - FAQ -
Utilizamos cookies para melhorar o nosso site ao continuar navegando concorda com sua utilização. Clique - AQUI - para ver o que procura.