Os 7 maiores mitos sobre abrir seu próprio negócio
Boa parte das pessoas acredita obter em abrir seu próprio negócio a
saída para escapar dos chefes malas, rotinas corporativas, promoções frustradas
e cheque-especial. Para essas pessoas, ter sua própria empresa é o modelo de
vida ideal, um sonho muitas vezes inatingível.
Isso porque se criou uma série de mitos de que, para abrir um negócio,
é preciso muito conhecimento, dinheiro e uma série de outras coisas exclusivas
de seres extraordinários que nós, pobres mortais, não dispomos. Errado! Paixão
e determinação são duas coisas talvez mais indispensáveis na hora de virar
patrão. Se você ama o que faz (o que sua empresa vai fazer) e é uma pessoa
determinada e dedicada, vá fundo! E não deixe nenhum dos 7 mitos a seguir lhe
impedir.
MITO 1: É preciso muito dinheiro.
Este é certamente o maior mito sobre empreendedorismo que existe. Como
tudo na vida, se você tem dinheiro as coisas se tornam mais fáceis. É fácil
virar empresário se você tem dinheiro pra comprar uma franquia. Ou para alugar
um ponto em um shopping Center ou pode investir milhares de reais por mês em
marketing. Esse é o caminho fácil, mas não o único.
Se você não pode seguir a trilha na mata, leve um facão e faça seu
próprio caminho. Com muito suor, vontade e determinação quem sabe você não
consegue abrir algum negócio com meros 100 reais?
17% de todos os novos negócios abrem as portas com menos de $5000 de
investimento. E quanta história já ouviu de empresas que começaram com uma
portinha e sem nenhum funcionário? Nos Estados Unidos, das empresas que faturam
mais de $1 milhão por ano, 72% começaram com investimentos de no máximo $50
mil. Isso significa que, se você acredita realmente em um negócio, venda seu
carro e ponha em prática.
MITO 2: É preciso uma grande ideia.
Vender revistas e livros é algo pra lá de manjado e ainda assim um
grande negócio se bem administrado. Como é o caso da livraria Newstime, de
Belém do Pará.
Quem for hoje a um shopping em Belém, verá uma grande e agradável
livraria chamada Newstime, mas nem sempre foi assim. Ela começou como uma banca
de revista, depois virou um pequeno quiosque no meio do shopping, e só então,
abriu sua primeira (grande) loja — chegando a ter 2 lojas em um mesmo shopping.
Tudo isso vendendo pedaços de papel com tinta. Uma ideia que não podemos chamar
de original.
Uma ideia original ajuda bastante, mas ela é apenas um dos fatores de
sucesso de uma nova empresa. Existe uma infinidade de produtos e serviços no
mercado; é possível melhorar um já existente, focar-se em públicos diferentes.
Muitas empresas de sucesso lançaram no Brasil algo que já existia lá fora. As
possibilidades são enormes, e uma ideia original e inovadora é só uma delas.
MITO 3: É preciso estudar muito.
Visão, intuição e trabalho duro não se aprendem em nenhum MBA. E hoje
isso é cada vez mais importante. É aquela velha diferença entre sabedoria e
inteligência. Uma pessoa pode ficar inteligente indo à faculdade, mas sabedoria
vem com o tempo e dedicação.
Um curso do SEBRAE e alguns livros talvez sejam tudo que você precise.
Saiba que Michael Dell, Bill Gates, Steve Jobs, John Mackey (Whole Foods Inc.)
e um grande número de empresários brasileiros abriram suas empresas sem
terminar um curso de graduação.
MITO 4: É preciso um plano de negócios detalhado.
É bom, mas um tanto desnecessário. Um plano simples, com informações
básicas acerca do mercado e objetivos e da empresa seja suficiente. Enquanto
você está sentado montando o “superplano de negócios” o mercado está mudando e
empresas estão crescendo. Ao invés, monte um plano simples, abra sua empresa e
vá atualizando conforme sua empresa evolui.
MITO 5: Lucro só depois de 5 anos.
Costumamos ouvir que uma empresa leva de 3 a 5 anos para pagar o
investimento e começar a dar lucro. O que não é bem verdade. Tudo depende de
quanto é o investimento. Se baixo e bem administrado, mais rápido se obtém
retorno sobre o investimento e você começa a ganhar dinheiro.
MITO 6: É preciso um nome fantástico.
Eu já li que nome não importa muito, também já li que um nome
fantástico é importantíssimo pra uma marca. Bem, hoje acredito que nem um nem
outro reflitam a realidade. Um bom nome é importante. Nada de colocar seu
sobrenome ou um clichê. Mas também não precisa passar noites em claro pensando
no melhor nome do mundo. Pense em um, pergunte a algumas pessoas e divulgue-o
como nunca.
MITO 7: Precisa ter ótima localização.
O Boticário só se tornou essa grande empresa que é porque seus dos não
se deixaram abater pela falta de dinheiro pra alugar um bom ponto. Eles abriram
a 1ª loja no aeroporto em uma época onde aeroportos não eram shoppings sentir.
Aluguéis altos são uma das maiores armadilhas em que uma empresa pode
se meter. Você coloca sua empresa na mão do locador, e acaba aceitando valores
mais altos para evitar o risco de ter que mudar de endereço. Sua empresa
precisa realmente estar naquela esquina? Naquele bairro? Em um shopping?
Provavelmente, você vai vender mais, é verdade. Mas o malabarismo para poder
pagar as contas também vai ser grande.
Reparem que todos os mitos referem-se à supervalorização de certos
aspectos que envolvem a abertura de uma empresa. Ainda que você não precise de
muito dinheiro, é necessário algum dinheiro, alguma ideia e um plano de
negócios enxuto. Eles são importantes, mas o que realmente fará a diferença é
como sua empresa se comportará depois de abrir as portas.
Baseado neste artigo do San Francisco Chronicle.
Artigo também publicado no site Pequeno Guru.
Compilação Fredh Hoss Coach e Holomentoring Master Holos ISOR
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