terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Mini Weddings: dicas para noivos e fotógrafos por Vinicius Matos

Por Unknown   Postado As  2/19/2013 04:36:00 PM   Sem Comentários

Mini Weddings: dicas para noivos e fotógrafos

Diariamente recebo e-mails ou contatos de noivas e casais dizendo que farão um mini-wedding. Normalmente, nas entrelinhas, quando alguém diz algo do tipo ou entra em contato dizendo essas palavrinhas, ele quer dizer que, pelo fato do casamento ser menor, deseja pagar menos pela cobertura fotográfica.

O Brasil tem a cultura de casamentos suntuosos e com muitos convidados. As recepções que eu fotografo normalmente giram na média de 350 a 400 convidados enquanto na maioria dos outros países, (na Europa, América do Norte, Austrália, África e alguns países da Ásia) só são convidadas mesmo para o casamento as pessoas mais chegadas do casal. Família e amigos, amigos de verdade. Dos casamentos que fotografei na França por exemplo, o maior tinha 65 convidados. Um mini Wedding, para os parâmetros brasileiros. Mas nem por isso eu cobrei um mini preço!

Sabe por que não? Vale a pena para as noivas e fotógrafos lerem aqui os motivos pelo qual um mini wedding não mereça um mini preço ou orçamento.

1. Tempo não se estoca. No mesmo sábado que o fotógrafo faz a cobertura de um mini wedding ele poderia cobrir um casamento maior. Serviços são produtos não estocáveis que são produzidos e consumidos ao mesmo tempo. O fotógrafo que faz mini preço, nestes casos, se entristece ao perceber que perdeu a oportunidade de cobrar o que ele realmente vale pelo seu precioso sábado de trabalho. A saudade da família não vira mini saudade, a ausência dos amigos não vira mini ausência e o seu sábado não vira um mini sábado. Ele não poderá utilizar a outra metade do seu sábado dois meses depois. O tempo não para como já dizia o poeta.

2. A responsabilidade de registrar um mini ou um "maxi wedding" é exatamente a mesma. Se o fotógrafo perder o registro ou se cometer algum erro crasso será cobrado exatamente da mesma forma. Em outras palavras, ele não receberá um mini processo e sim um baita processo. "Daqueles bem grande", como é dito por aqui nas alterosas.

3. Os custos fixos da fotografia de um mini wedding são praticamente os mesmos de um casamento com mais convidados. Talvez nos casamentos menores os noivos não paguem os serviços de fotógrafos adicionais que são normalmente necessários para o registro de tantos convidados. Mas é só isso. O desconto pode existir mas não há milagre nisso.

4. Uma das reclamações mais comuns de casais em todo o mundo é a falta de imagens de algum (s) convidado (s). Todo fotógrafo já deve ter passado por isso. Em um casamento com poucos convidados, todos eles são muitíssimo importantes para o noivo. Todos, sem exceção A energia então dispensada para registrar todos eles é descomunal. Faltar foto de algum convidado significa fracasso na certa. Há uma diferença entre faltar a foto de uma tio de segundo grau que há tempos não via a noiva e a foto de sua melhor amiga que mora em NY e que veio só para o mini wedding. Um simples erro no mini wedding se amplifica, pode acreditar.


Atenção noivas, muito cuidado quando você receber um grande desconto para o seu mini wedding. Você corre o risco de estar contratando um mini fotógrafo sem experiência, ou um fotógrafo que não conheça seus próprios custos e isso pode te custar muito caro lá na frente. Já vi vários fotógrafos descapitalizados que simplesmente sumiram do mapa e deixaram diversos casais a ver navios. Se você, por motivos financeiros forem fazer um casamento menor, não procurem fotógrafos com o argumento do mini wedding. Procurem talvez fotógrafos que ainda estão em fase de reconhecimento e que cobrem menos. Peçam referências, telefones de casais que recentemente foram atendidos por eles. Neste mercado selvagem há de tudo. Não brinque com o registro de um dos dias mais importantes da suas vidas. Há sim fotógrafos com preços compatíveis com diversos orçamentos. Lembrando que a qualidade e preço andam sempre juntos, em 99% dos casos.

Atenção também você, fotógrafo, que recebe uma noiva que quer pagar menos pelas fotos do seu mini wedding. Não interessa o tamanho do casamento, é preciso se dedicar e colocar o mesmo emprenho em um casamento de 50 ou um de 500 convidados. Ele não é menos importante por ser menor.

Sucesso a todos, fotógrafos e noivos dos mini, medium e maxi weddings!

Conheça um p ouco do profissional Vinicius Matos

0 comentários:

Comente essa ínformação.

Voltar ao topo ↑
© 1999 HV7 Cerimonial E Treinamento Todos os direitos reservados - Desenvolvido Por - Fredh Hoss
- Política de Privacidade - Termos de Uso - FAQ -
Utilizamos cookies para melhorar o nosso site ao continuar navegando concorda com sua utilização. Clique - AQUI - para ver o que procura.